Um toque de webdesign

Por vezes, para fazermos bem o nosso trabalho, temos que ter um pequeno conhecimento de outras áreas. Ser versátil e capaz de trabalhar em diversas frentes permite-nos obter um melhor resultado para nós e para o nosso negócio.

É impossível pensar num pequeno negócio sem uma presença na Internet. Vivemos na era da tecnologia, onde tudo acontece online. Algumas empresas ficam-se pelas redes sociais, mas para a maioria, um website fornece-lhes a exposição que necessitam. Mas ter um website pode ser bastante dispendioso, e a maioria não pode comportar esses custos.

Este é certamente o caso da Updated Words. Precisamos de um website, onde possamos fornecer informação detalhada sobre nós e sobre os nossos serviços. Mas sendo um pequeno negócio, temos um orçamento muito limitado e daí que tenhamos de ser criativas.

Desde que começámos em 2008, sempre fomos responsáveis pela criação e conteúdo do nosso website.  Este já teve várias versões ao longo dos anos, e todas essas versões foram o produto de muitas horas de estudo de web-development, por forma a fazer cada versão melhor e mais profissional.

Durante o passado ano, fiz alguns cursos, que me permitiram trabalhar com a plataforma bastante popular WordPress. Não estava muito interessada no início, uma vez que possuo alguns conhecimentos de linguagem HTML e CSS e gostaria de criar um website de raiz, tal como fiz em versões anteriores. Contudo, após alguns dias de experimentação com a WordPress, tenho que admitir que estou completamente convertida.

O melhor aspecto da WordPress é que não é necessário sermos programadores, ou ter qualquer conhecimento de linguagem de programação, para sermos capazes de criar um website muito bom. A plataforma fornece vários plugins muito úteis, que o ajudarão a criar o seu website da forma que deseja. Sim, existem templates. Esse era o aspecto que me afastava no início, mas podemos trabalhar com as templates e pô-las da forma que queremos.

Nestes dois cursos, ambos da Udemy, aprendi bastante sobre WordPress e como fazer o meu website ter melhor aspecto, ser mais seguro e mais profissional. Vejo isto como uma parte muito importante do meu desenvolvimento profissional, uma vez que ser capaz de actualizar e modificar o meu website é uma parte muito importante do meu negócio.

Desta forma, fui capaz de ter um website com backups regulares, em duas línguas, pude criar os menus que queria, ter os meus formulários a recolher a informação que necessitava e até instalar um Certificado SSL, que o fará mais seguro para mim e para os meus clientes. Embora não seja web developer, nem pretenda sê-lo, penso que este é um conhecimento muito importante de se ter. Certamente recomendo a todos aqueles que tenham um pequeno negócio e que gostassem de ter um website simples, profissional e com bom aspecto, para poderem mostrar os seus produtos ou serviços aos seus clientes.

Cátia