A melhor idade para aprender uma segunda língua

Um dos excelentes aspectos da imigração é a oportunidade de aprender línguas novas. Hoje em dia, algumas crianças são educadas de forma bilingue e isso é muito bom, uma vez que uma língua é uma excelente ferramenta para se ter. Mas quando é a altura certa para aprender uma segunda língua?  

Existem opiniões bastante diferentes sobre este assunto. Alguns cientistas acreditam que a melhor altura para aprender uma segunda língua é dos 10 aos 17 anos, outros pensam que deve ser feito mais cedo, aos 3 anos. Há apenas um ponto em que todos concordam, é que se torna mais difícil com a idade. Contudo, não é impossível para um adulto aprender uma segunda língua. Na realidade, há pessoas que o fazem na casa dos 60 e 70. Nada é impossível, se nos esforçarmos um pouco, e a idade não nunca deveria ser um impedimento para fazer algo tão magnífico como aprender uma língua nova.

A minha opinião pessoal vai de encontro à primeira infância. Para mim, esta é a melhor altura para aprender tudo. Na verdade, é quando aprendem tudo na vida deles. Aprendem a andar, a falar, a brincar e é nesta altura das suas vidas que desenvolvem a sua personalidade, criatividade e pensamento crítico, portanto, na minha opinião, é a altura perfeita para aprenderem uma segunda língua. Os seus cérebros são como uma esponja, prontos a absorver todo o conhecimento que venha em sua direcção. Alguns pais até tentam ensinar mais do que duas línguas.

Eu acredito vivamente que aprender mais do que uma língua será muito benéfico, não só para abrir as portas da comunicação, mas também como uma forma de ajudar a construir a confiança da criança. O vocabulário que adquirem e o facto de que aprendem a separá-lo de acordo com a língua a que pertence, ajudá-los-á a possuírem um raciocínio mais racional e organizado, o que acabará por resultar em serem mais confiantes.

Algumas pessoas dizem que confundirá a criança. Pode parecer assim no primeiro ano, quando misturam ambas as línguas e os pais podem não estar seguros de que alguma vez conseguirão separá-las e usá-las eficazmente. Eu acredito que sim. Acabarão por separar o vocabulário e utilizarão ambas as línguas eficazmente.

Mais tarde, saber mais do que uma língua pode ser muito importante, uma vez que pode abrir portas profissionalmente. Como mãe, acredito que devemos dar aos nossos filhos o melhor começo de vida possível, também acredito vivamente que saber mais do que uma língua constitui uma grande parte desse plano.

Cátia