Como Escrever Uma Sinopse Para Um Agente Literário

Se for um escritor como eu, é provável que deteste escrever sinopses. Uma sinopse é um resumo de, no máximo, uma ou duas páginas da história do seu livro e é um documento solicitado pela maioria dos agentes literários para avaliar seu manuscrito. Então esforçou-se a escrever mais de 75.000 palavras e agora um agente quer que resuma seu livro em 1000? Não é justo.

As sinopses são usadas pelos agentes para descobrir as problemas no enredo e inconsistências, bem como a história geral do livro. O livros de ficção ainda têm uma estrutura muito arcaica de princípio, meio e fim, com um arco de história que deve ser bem elaborado e fazer sentido para o leitor. Tem que haver crescimento e evolução dos personagens. Eles precisam de encontrar obstáculos no caminho para alcançar o que querem. Uma sinopse geralmente pode demonstrar quando algumas destas características básicas não estão presentes, o que, para um agente, provavelmente significará que não irá perder mais tempo com o seu manuscrito. As sinopses são usadas como um segundo método de triagem (o primeiro é sua carta de apresentação do seu livro) por muitos agentes, que só dispenderão do seu precioso tempo a ler os seus três primeiros capítulos se sua carta e sinopse estiverem de acordo com seus padrões ou expectativas .

Dependendo da sua história, escrever uma sinopse pode ser bastante simples ou realmente complicado. Recentemente, escrevi um livro com múltiplos pontos de vista, contando a mesma história linear sobre outro personagem. Foi muito difícil escrever a sinopse porque ela não demonstra com precisão as mudanças de ponto de vista e como as informações são adicionadas através de pessoas diferentes ao mesmo enredo linear. O facto de existirem vários personagens principais significa que eu tive que usar muito da minha contagem de palavras introduzindo-os. Juntamente com a história do personagem comum a todos os outros, tive que adicionar as histórias individuais de cada personagem narrador, sempre que fossem relevantes. Como o romance é rápido e cheio de acontecimentos, levei vários dias a resumir a história em duas páginas. Quando as histórias são complexas e cheias de personagens e eventos, é difícil restringi-las ao seu centro. A menos que enredos mais pequenos ou personagens secundários tenham um impacto real, não é necessário mencioná-los.

A ideia é que se extraia o essencial da sua história. Acredito que a melhor maneira de fazer isto é começar com uma longa descrição do seu enredo, na qual pode incluir todos os personagens e enredos minoritários e, progressivamente, desmontar tudo, editando até perder toda a carne e ficar apenas o esqueleto da sua história. É sempre do esqueleto que sua história deve crescer. Se achar que está com dificuldades ao fazer isso, escrever um relatório de acontecimentos capítulo por capítulo, pode ajudar. Ao fazer isso, acabei por descobrir pequenos erros e inconsistências que me tinham escapado durante o processo de edição. É exactamente por este motivo que os agentes literários querem uma sinopse precisa e concisa, para avaliar seu manuscrito antes mesmo de ler a primeira linha.

Ao contrário de um blurb, a sinopse deve responder a todas as perguntas sobre os personagens e o final. Se o blurb é supostamente um dispositivo de marketing para provocar e atrair o leitor, a sinopse pretende ser um relato factual da sua história, com todos os spoilers incluídos. Se omitir partes da história, corre o risco de fazer com que o desenvolvimento do personagem/história pareça inesperado ou mal escrito. Isso significa que, se você escreveu um mistério e seu romance revela o assassino, a sua sinopse também deve fazê-lo dentro do mesmo período de tempo. Uma sinopse deve seguir aproximadamente o mesmo período de tempo do livro.

Por mais tentador que seja, a linguagem da sua sinopse deve ser clara e simples. Se, como eu, é um escritor com uma queda para a linguagem poética, esta não é a altura certa de usar estas competências. Os adjectivos devem ser mantidos ao mínimo, os recursos literários devem ser evitados. O truque é fazer isso sem se tornar robótico. Isto pode parecer uma tarefa fácil, mas para um escritor que passou um tempo considerável  a escolher cada palavra da sua história, pode ser bem complicado.

Por mais exigente e injusto que possa parecer ter todo o seu livro avaliado em uma ou duas páginas de um resumo, esta é uma boa prática para os escritores, pois juda a refinar suas histórias de maneira mais objetiva e torna-os capazes de olhar para a própria essência do seu trabalho e o significado que desejam colocar nele. Alguns escritores têm ideias tão claras sobre as histórias que querem contar que são capazes de escrever as suas sinopses antes de escrever o livro. Se tiver dificuldades em escrever a sua sinopse, é sempre útil pedir a um leitor-beta para contar a história do seu livro em poucas linhas. Dessa forma, pode ver o que realmente o que é relevante para a história e o que significou pouco para o enredo geral.