Como Evitar Procrastinar Quando Se Quer Escrever Um Livro

Os escritores são conhecidos por arrastar os pés quando se trata de escrever. Encontrar motivação para escrever pode ser difícil com tantas outras distrações. Os escritores são excelentes a trabalhar mentalmente mas deixam a página em branco. Para muitos de nós, a procrastinação é o nosso nome do meio. Aqui ficam cinco dicas sobre como parar de procrastinar ao escrever um livro.

1. Faça Um Plano Da História

Planear a sua história dá-lhe estrutura, um caminho para seguir e impede que fique parado sem ideias. Com um plano, mesmo que padeça de um bloqueio de criativadade, pode continuar a seguir em frente com a sua escrita. Com um esboço tem resumo da estrutura da sua história e encontrar motivação para continuar a escrever é mais fácil se souber para onde ir.

2. Mantenha o Foco

Se é o género de escritor que tende a trabalhar em vários projectos ao mesmo tempo, uma boa maneira de vencer a procrastinação quando quer escrever um livro é reduzir seus WIPs (projectos em andamento) para, no máximo, dois. Criar uma história do nada é um trabalho exigente em termos criativos, mas quando você deseja escrever mais de uma história ao mesmo tempo, algo mágico se vai perder. Com mais de um projecto, é fácil perder a motivação e sentir-se sobrecarregado. Tente reduzir seu número de WIPs para que se possa concentrar no seu projecto principal.

3. Crie Uma Rotina Para Derrotar a Procrastinação

Sorte daqueles escritores que conseguem viver só da escrita. Muitos de nós temos outros trabalhos e escrevemos no nosso tempo livre. Com tantas outras obrigações acumuladas, é fácil deixar a escrita para o final da lista. A verdade é que se não se cria o hábito de escrever todos os dias, se não o enraízar na sua rotina diária, é fácil esquecer-se de escrever e, claro, torna-se mais difícil voltar à escrita.

Deve, então, fazer de escrever um hábito. Se tiver pouco tempo, tente disponibilizar algum tempo todos os dias para escrever um certo número de palavras. Mesmo que sinta que não está a escrever nada de jeito e que está apenas a inventar palavras, é importante que ensine seu cérebro que aquele é o seu tempo de escrever. Diz-se que levamos 21 dias para formar um novo hábito, por isso vale a pena persistir e ver o seu número de palavras crescer irá motivá-lo.

4. Encontre Um Lugar Sossegado Para Escrever

Para se manter o focado, encontre um lugar sem distrações. Se é um escritor que tende a vasculhar as redes sociais em vez de escrever, tente guardar o telemóvel e/ou desligar o Wi-Fi no computador. Para derrotar a procrastinação quando quer escrever um livro, é essencial que você use o tempo que tiver para realmente sentar e escrever algumas palavras, por isso, não deixe que distrações frívolas atrapalhem. Mesmo que seja o tipo de escritor que gosta de trabalhar com música, limite todas as outras distrações e possíveis interrupções.

5. Escreva. Escreva. Escreva.

Parece óbvio, mas a melhor maneira de parar de procrastinar é realmente escrever. Quanto mais se escreve, mais se quer escrever e mais fácil será voltar a escrever. Escrever, mesmo quando não se sente inspirado, dá-lhe disciplina e foco, para que não perca os momentos em que sua criatividade flui. Se encontrar motivação para escrever é um problema para si, escreva sobre algo que conhece e ama, para ter sempre algo a dizer. Além disso, um bom primeiro capítulo geralmente oferece uma base sólida para começar, certifique-se que começa bem.

Encontrar a Motivação Para Escrever

Desenvolver suas próprias estratégias para vencer a procrastinação pode levar algum tempo. Cada um de nós terá um conjunto específico de coisas que funcionarão, mas o mais importante é manter-se motivado a escrever e encontrar a disciplina para escrever com frequência. Só então verá o seu número de palavras crescer e sua história transformar-se de um conceito para um livro.

Leave a Comment