Redes Sociais

As redes sociais são grande parte da vida de hoje em dia. Tudo acontece nas redes sociais. Coisas boas, mas também coisas muito más. Portanto, no que respeita à tradução, as redes sociais têm também um papel importante em marketing e publicidade. Marketing nas redes sociais pode ser mais eficaz do que em qualquer outro meio de comunicação.

Porquê nas redes sociais?

Hoje em dia, as pessoas vivem nas redes sociais. Utilizam-nas para tudo, desde ler notícias que, infelizmente nem sempre são verdadeiras, a contactar amigos e pesquisar coisas. Por isso, se as pessoas pesquisam coisas nas redes sociais, é importante que encontrem o que procuram. Daí que seja importante ter uma presença nas redes sociais, para que possíveis clientes tomem conhecimento de nós e sobre o nosso negócio.      

Escolher a plataforma certa

As redes sociais podem ser uma ferramenta de marketing importante, mas temos de saber como utilizá-la. Na minha opinião, ter apenas uma presença em todas as redes sociais podem não ter o melhor resultado. Isto foi algo que aprendi num excelente webinar que fiz o ano passado. Primeiro, temos que saber o nosso alvo e efectuar um perfil dos clientes que queremos angariar, depois, escolhemos a melhor rede social para atingir o nosso objectivo.

No meu estudo, apurei que, para a Updated Words, o Facebook e o LinkedIn eram as melhores opções.

Facebook

Muitas empresas fazem publicidade no Facebook. Sei do caso de uma empresa, que investiu um valor significativo em anúncios de jornal sem resultados, e com uma simples publicação no Facebook tiveram um grande influxo de encomendas e clientes dentro da loja. Penso que, no caso deles, é a melhor forma de publicidade.    

Contudo, a Updated Words é bastante diferente. Eles vendem produtos, nós vendemos serviços. Nós não podemos fazer uma publicação acerca do “novo serviço que chega à nossa loja amanhã”, tal como eles publicitam a chegada de novos produtos. Portanto, o nosso marketing tem de ser feito de uma forma diferente. E dai que, o Facebook poderá não nos dar os mesmos resultados. Embora acredite que seja muito importante ter uma presença nesta plataforma. Para nós, o Facebook vai expor-nos a um público generalizado. Lá, podemos chegar a possíveis clientes privados, que possam querer documentos traduzidos.

LinkedIn

Na minha opinião, o LinkedIn é a melhor plataforma para negócios. É uma plataforma profissional, portanto remove todas aquelas coisas sem importância, que plataformas como o Facebook possam ter. Não vamos ao LinkedIn procurar cabras ou gatos, vamos ao LinkedIn procurar empregos, empregados, empresas, serviços. Por isso, esta é a plataforma certa para uma empresa ou negócio.

Para nós, é onde estamos expostas a possíveis clientes corporativos. Também nos dá a hipótese de estarmos ligadas a empresas com as quais tenhamos trabalhado, ou estejamos a trabalhar.

Outras plataformas

Alguns colegas têm presença noutras plataformas, tais como o Instagram ou Twitter. Tudo depende do tipo de trabalho que fazem e à exposição que querem ter. Cada plataforma expõe-nos a um determinado alvo, por isso é importante definir o nosso alvo, para poder escolher a plataforma em que queremos estar.

Como fazer marketing nas redes sociais

Uma vez que cada plataforma está direcionada para uma audiência especializada, o conteúdo terá de ser escolhido de acordo com essa audiência. Escrever o conteúdo certo, poderá manter os leitores interessados e acabar por trazer clientes. Na Updated Words, também estudamos as nossas audiências e escolhemos o melhor conteúdo para publicar em cada rede social. Para o Facebook, podemos publicar ou partilhar artigos sobre tradução generalizada ou tradução certificada, ou conteúdo mais generalizado. Para o LinkedIn, partilhamos normalmente os nossos artigos sobre o nosso trabalho e as nossas opiniões em assuntos relacionados com o nosso sector.

Em última análise, o nosso objectivo é chegar a possíveis clientes e mostrar-lhes o nosso trabalho.

Cátia