Oportunidades de Voluntariado Para Tradutores

Falamos muito sobre a desvalorização dos serviços de linguísticos e como há a expectativa de trabalharmos quase de graça. No entanto, há casos em que os tradutores podem fazer trabalho voluntário. As oportunidades de voluntariado para tradutores são uma actividade extremamente gratificante, na qual eles podem dar algo de volta à comunidade global.

Com as suas excelentes competências para aproximar sociedades, os tradutores são uma parte essencial das organizações internacionais, ajudando instituições de diferentes países a trabalharem juntas. Grandes organizações e instituições de caridade podem oferecer trabalhos pequenos. No entanto, as mais pequenas, que geralmente fazem um trabalho local essencial, não podem pagar tradutores para cada idioma de que precisam. Estas organizações oferecem boas oportunidades de voluntariado para tradutores.

Que Tipo de Trabalho Voluntário Existe Para Tradutores?

Talvez organização mais conhecida que oferece trabalho voluntário para tradutores seja a Translators Without Borders, uma organização sem fins lucrativos que coordena trabalhos de tradução para a American Red Cross, entre outros.

Os tradutores também podem encontrar oportunidades de voluntariado com outros tipos de instituições cujo objectivo é disseminar conhecimento e levá-lo a todo o público. Pode parecer uma causa menos nobre do que coordenar a construção de uma escola na Costa Rica, mas ainda é um trabalho gratificante.

Um bom exemplo disso é o TED, uma organização sem fins lucrativos conhecida por suas palestras e dedicada à disseminação de conhecimento. O TED geralmente oferece oportunidades de voluntariado para tradutores. Da mesma forma, a Wikipedia conta com trabalho voluntário para garantir que os artigos sejam traduzidos para diferentes idiomas.

O voluntariado também oferece aos tradutores a chance de ampliarem seus conhecimentos, levando-os frequentemente para fora de sua zona de conforto e a aprender um novo vocabulário. Além disso, o voluntariado oferece-lhes a chance de aumentarem a sua rede de conhecimentos. Algo particularmente útil quando se inicia a carreira como freelancer.

Em conclusão, não faltam oportunidades de voluntariado para tradutores online. Da mesma forma, podemos identificar instâncias ao seu redor nas quais podemos oferecer os nossos serviços. Alguns deles podem até dar frutos em termos da divulgação do nosso trabalho. No entanto, devemos ser cautelosos ao escolher essas oportunidades e garantir que as nossas competências realmente chegam a quem não as pode pagar.

Leave a Comment