Partilhar experiências

Partilhar experiências é a forma perfeita de crescer profissionalmente e como pessoa. Socializar é saudável e providencia-nos uma fonte continua de aprendizagem. Caso o façamos com pessoas da nossa profissão ainda é mais benéfico, uma vez que estamos a partilhar experiências, a aprender e também a ensinar um pouco.     

Um emprego solitário

Na maior parte das vezes, ser tradutor é um emprego solitário. Sentamo-nos nas nossas secretárias e as nossas ferramentas são as nossas únicas companheiras.  Embora tenhamos interacção com os nossos clientes, e no meu caso particular esta é muito boa, uma vez que comunico com estes regularmente. Quando não estamos a trabalhar num projecto, basicamente estamos sozinhos.

Não tem de ser assim. Existem muitas formas de conhecermos colegas e partilharmos as nossas experiêcias com eles.    

Eventos de socialização (networking)

Uma das melhores formas de conhecermos colegas é através de eventos de socialização. Estes são organizados por associações como a AUSIT ou fóruns como o Proz.com. A sua finalidade é reunir tradutores e interpretes, socializar e partilhar ideias.

Estes não só são uma excelente forma de nos tirar do escritório, mas também nos permitem conhecer colegas, obter ideias, resolver problemas e acima de tudo, sentirmos que não estamos sozinhos.

Eventos de desenvolvimento profissional

Eventos de desenvolvimento professional podem ser também uma excelente forma para conhecer colegas e partilhar ideias. Quando assistimos a um webinar ou curso, estão lá outros colegas e claro, o formador.

Fiz recentemente um curso de Virginia Katsimpiri sobre estratégias para crescer um negócio no sector das línguas. Adorei o curso e inscrevi-me para uma sesssão de mentorização com a Virginia. Foi óptimo. Abriu-me a mente para muitas ideias.

O objectivo final

Estas actividades ajudam-nos a crescer. Afinal, todos temos problemas, inseguranças, ideias que gostaríamos de partilhar e sermos capazes de ver que não estamos sozinhos levar-nos-á a atingir o nosso objectivo final.

Há também o lado pessoal. Conhecemos gente nova e podemos fazer muitos amigos novos. Isso será benéfico para a nossa saúde mental e para o nosso bem-estar geral.