Resoluções de ano novo

Resoluções de ano novo são normalmente aqueles objectivos inalcançáveis que estabelecemos no fim do ano. Em regra geral, as pessoas estipulam objectivos tais como perder peso ou visitar um determinado local de férias. Depois, perdem o foco e por finais de Fevereiro, essas resoluções de ano novo já estão há muito esquecidas

Isto também acontece profissionalmente. Podemos estabelecer objectivos que são irrealistas ou inalcançáveis, acabamos ficar frustrados e o resultado pode ser uma enorme falta de confiança em nós mesmos. As nossas resoluções de ano novo a nível profissional devem ser tão realistas e alcançáveis como as do foro pessoal. Devemos aspirar em dar um passo de cada vez e não querer subir ao topo da montanha numa assentada.

Tive a oportunidade de aprender sobre isto num curso que fiz recentemente com Virginia Katsimpiri. É certamente uma excelente ferramenta, que ajudará a mantermo-nos focados e confiantes em nós mesmos.     

Um passo de cada vez

Quando estipulamos as nossas resoluções de ano novo, devemos fazer uma lista de coisas que gostaríamos de fazer. Com o nosso objectivo final em mente, devemos planear por forma a alcançá-lo, em vez de apenas o querermos alcancá-lo de uma vez. Claro está que, alguns objectivos são plenamente alcancáveis num ano, e nesse caso, podemos obter o nosso resultado final bastante rápido, mas na maior parte das vezes não é assim tão rápido e devemos estar preparados para dar um passo de cada vez.

Planear uma estratégia

É muito importante possuirmos uma boa estratégia e mantermo-nos fiéis ao nosso plano. Isto  irá assugurar-nos que nos manteremos focados e que não nos desviaremos do nosso caminho. Não é certo que tudo correrá  exactamente de acordo com que planeámos, mas se tivermos uma boa estratégia, teremos grandes hipóteses de estarmos mais bem equipados para lidar com quaisquer problemas e mantermo-nos no caminho certo, para alcançar os nossos objectivos.     

Alcançar os objectivos finais

Pode levar algum tempo a conseguirmos alcançar os nossos objectivos finais, mas se tivermos uma boa estratégia e se formos realistas em relação aos passos a tomar para lá chegar, não só irá fortalecer a nossa confiança, mas também nos ajudará a alcançar os nossos objetivos mais rapidamente.

Faça-o por passos, desta forma será mais fácil e eficiente. Risque todos os passos já ultrapassados, para que possa ter uma visão do seu progesso e de quanto falta para alcançar o seu alvo final. Seja disciplinado e focado, para que não se perca no seu caminho. Afinal, tudo dependerá do seu esforço e dedicação.