Mentores

Mentores são pessoas muito importantes na nossa vida. São pessoas que nos inspiram e nos ajudam a alcançar os nossos objectivos, quer como mentores pessoais ou profissionais. O seu papel é partilhar a sua experiência connosco e ajudar-nos no nosso caminho.

Mentores pessoais

São pessoas maravilhosas que nos mostram o caminho. Diria com toda a certeza, que os nossos pais são os nossos mentores da vida; desde que nascemos, fazem tudo o que estiver ao seu alcance para nos ensinar e nos guiar no nosso caminho.     

Mas à medida que ficamos mais velhos, outras figuras podem também tornar-se nossos mentores pessoais. Estes podem nem saber que o são, mas desempenham um papel muito importante no nosso desenvolvimento. Não são professores, embora aprendamos muito com eles. São pessoas que nos ajudam a alcançar as nossas metas, partilhando as suas experiências connosco, ou dizendo-nos onde podemos melhorar.  

Mentores profissionais

Na nossa carreira, podemos também encontrar pessoas fantásticas que se tornam nossos mentores. Normalmente, são pessoas com bastante mais experiência que nós e que não se importam de partilhar essa experiência. Ajudam-nos a atingir as nossas metas, dando-nos formas de melhorar e de evitar aqueles erros, que todos nós cometemos.    

Existem excelentes programas de mentoria para tradutores. Por exemplo, a AUSIT, na Austrália, tem o seu próprio programa, onde jovens profissionais podem aprender com tradutores mais experientes e crescer no seu ramo profissional. No meu caso, conheci a minha mentora Virginia Katsimpiri através de um magnifico curso que fiz com ela. Após o curso, tive uma sessão de mentoria com ela e ela ajudou-me a ultrapassar as minhas inseguranças e a estabelecer uma estratégia para o meu próprio sucesso.      

Ser mentor

Existem alguns requisitos que necessitamos ter para nos tornarmos mentores. A AUSIT possui o seu programa todos os anos. Os membros podem candidatar-se e ajudarem outros colegas. Para isso, têm de estar dispostos a partilhar a sua experiência e conhecimentos sobre aspectos importantes da nossa profissão, tais como: elaboração de preços, marketing, entre outros. Isto é algo que pretendo fazer no futuro. Adoraria poder ajudar alguém, da mesma forma que fui ajudada. É muito compensador o facto de podermos contribuir e ajudar a nova geração de tradutores.