Esquemas de criptomoeda online

Esquemas de criptomoeda online estão a espalhar-se como um vírus. As pessoas são atraídas com promessas de milhões, mas no fim acabam falidas. Precisamos de nos proteger destes vigaristas e não cairmos em mais esquemas de criptomoeda online.    

Como operam

Segundo as autoridades, os vigaristas podem utilizar formas diferentes de chegar até si. Normalmente fazem-no através das redes sociais e email. O seu objectivo é obter a sua confiança e depois a sua conta bancária.

Nas redes sociais, podem pedir-lhe para fazer parte da sua rede e após isso contactá-lo através de mensagem privada. Podem perguntar-lhe se já ouviu falar de criptomoeda. Já me fizeram esta pergunta várias vezes no LinkenIn. No meu caso, quando mostrei desinteresse total no assunto a pessoas tenta ser persuasiva, dizendo que é um bom investimento e isto e aquilo.

Tenho até uma história engraçada que me aconteceu uma vez, uma pessoa perguntou-me no LinkedIn de já tinha ouvido falar de criptomoeda, ao que respondi “Yes I did, but I’m not interested in the subject I’m afraid” (Sim, já ouvi falar, mas lamento dizer que não estou interessada no assunto). Para alguém que tem um nome inglês, afirmando viver nos E.U.A., que é um país de expressão inglesa, assume-se que saiba qual o significado da expressão “I’m afraid” (tenho medo – literalmente), que é uma forma educada de dizer que “não estou minimamente interessada”. Contudo, a pessoa respondeu “Oh não precisa ter medo”. Nem sequer posso dizer que ficou perdido em tradução, pois estávamos a falar inglês simples!

O objectivo deles

O seu objectivo é obter a sua confiança e depois perdi-lhe a conta bancária. Parecem estar bastante informados no assunto, e falam de mil e uma formas de investir em criptomoeda e dos milhões que pode ganhar pelo caminho. Apresentam-se bem e fazem-no de tal forma, que olha para eles como alguém com conhecimentos para o ajudar. Também fazem parecer que é fácil.

Há uns meses atrás, um programa de televisão australiano, mostrou uma investigação policial, que viu um grupo de criminosos presos no estranngeiro, após roubarem muitos australianos. O programa alertou-nos para estes vigaristas.

Estes vigaristas são espertos, e precisamos de nos assegurar que não vamos ser vítimas dos seus esquemas. Mesmo que esteja de facto interessado neste tipo de investimento, faça a sua própria pesquisa e encontre empresas legítimas que o possam ajudar. Nunca providencie dados pessoais ou bancários a ninguém online. Estar ciente destes esquemas e saber como operam é a melhor forma de nos protegermos contra eles.