Manter o negócio à tona

Manter o negócio à tona é o mais difícil de fazer, nesta altura tão difícil. Muitas empresas tiveram de fechar, milhares de trabalhadores perderam os seus empregos e a economia global está numa posição muito complicada. Estamos a combater em duas guerras ao mesmo tempo, a guerra contra a COVID-19 e a guerra para mantermos a economia global à tona.       

A creatividade leva à mudança

Quanto muito, a COVID-19 está a fazer as pessoas pensarem de forma diferente e serem criativas. É óbvio que não irá resultar para todas as empresas, mas está a resultar para algumas. Quando não podem realizar a sua actividade como fazem regularmente, pensam em outras formas de poderem continuar a operar, fazer dinheiro e manter os empregados nos seus postos de trabalho. Por exemplo, aqui na Austrália, vimos pequenas destilarias alterarem a sua produção para produzir gel desinfectante para as mãos, pois este tem imensa procura. Restaurantes e cafés começaram a funcionar num regime de apenas takeaway. Padarias e outras pequenas lojas começaram a vender algumas mercearias, tais como farinha ou arroz, uma vez que estes não se encontram abundantemente nos supermercados.

Algumas lojas de calçado e pronto-a-vestir estão a redireccionar os seus clientes para as suas lojas online, para poderem continuar a trabalhar, mesmo com os centros comerciais vazios. Algumas empresas manufactureiras maiores alteraram as suas linhas de produção, para produzir ventiladores, máscaras e outros equipamentos médicos. A maior parte das empresas encontra-se em modo de sobrevivência e os seus donos fazem tudo o que podem para manter o seu negócio à tona.       

O sector da tradução

Os tradutores não estão imunes a esta crise. Para alguns pode continuar tudo na mesma, mas para outros pode ser muito difícil manter o seu negócio à tona. Para um tradutor clínico por exemplo, pode haver muito trabalho traduzindo material relacionado com a COVID-19. Um tradutor que faça a tradução de websites, pode também ter um acréscimo de trabalho, uma vez que muitas empresas estão a mudar o seu negócio e operam online.

Para outros, pode ser difícil e precisamos de ser criativos para manter o nosso negócio à tona. Está na altura de utilizarmos todas as nossas ferramentas e começar a trabalhar. Se somos capazes de construir websites, podemos oferecer esse serviço, juntamente com a tradução. Alguns podem oferecer produção de conteúdos e trabalhar para pequenas agências produzindo artigos noticiosos e comunicados de imprensa, que podem também ser traduzidos. Podemos oferecer cursos de línguas online, ou qualquer outro curso. Acima de tudo, devemos sempre pensar fora do convencional, sair da nossa zona de conforto e analisar a situação actual. Quando encontramos uma forma de ajudar outros a navegar por esta situação tão difícil, então teremos o nosso mercado e encontrámos a nossa solução para manter o nosso negócio à tona.  

Fique bem. Fique em casa.