Contratar um tradutor local

Contratar um tradutor local simplifica o processo. Se escolher um tradutor local, ambos se encontrarão na mesma jurisdição, isso significa que o tradutor está bastante familiarizado com as normas e regulamentos que se aplicam nessa jurisdição; significa também que, caso tenha alguma queixa, esta pode ser resolvida mais facilmente.

Como procurar um tradutor local

Pode começar pela Associação de Tradutores local. Por exemplo, na Austrália temos a NAATI e a AUSIT; caso esteja no Reino Unido, pode procurar no CIOL. As Associações tem as suas directorias, onde publicam os nomes, contactos e qualificações dos seus membros. 

Tem de perceber a natureza do documento a traduzir, para que possa procurar o tradutor certo. Desta forma, assegurar-se-á que o trabalho será feito como você quer. Se o tradutor tiver um website, poderá dar uma olhadela neste, uma vez que lá poderá encontrar mais informações sobre este tradutor em particular, tal como especialização, lista de preços entre outras. Se a sua tradução tem de ser certificada e enviada para si, escolher alguém no seu bairro ou muito próximo de si, pode dar-lhe a opção de ir buscar a tradução ao escritório do tradutor, em de pagar para que este lha envie. Esta opção pode não estar disponível neste momento, devido às restrições impostas pela COVID-19, mas é algo que pode estar facilmente disponível, noutras circunstâncias.

Caso tenha uma queixa

Se por alguma razão, não estiver satisfeito com o tradutor que escolheu, será mais fácil fazer uma queixa se este for local. Um membro da Associação de Tradutores local está vinculado ao  seu Código de Conduta, por conseguinte, se pensa que este está a violar este código, pode efectuar uma queixa com a associação e ver o assunto investigado.

O facto de que, quer você, quer o tradutor estão na mesma jusrisdição pode ajudar a resolver o assunto mais rapidamente. Mas, claro está, caso esteja insatisfeito com o seu tradutor, fale primeiro com este, poderá ser um problema simples, que ambos podem resolver facilmente. Ter boa comunicação é fundamental para um trabalho bem feito.

No final, você terá o trabalho feito e terá ajudado um pequeno negócio local. É uma vitória para todos.