Crescer profissionalmente

Crescer profissionalmente é essencial a qualquer profissional. É o que nos mantém motivados e estimulados, e que nos leva a fazer mais e melhor. Sem esse crescimento, simplesmente perdemos o foco e somos incapazes de atingir uma carreira gratificante. Mas nem sempre é fácil, e é mais facilmente alcançável para uns do que para outros, mas mesmo assim, na minha opinião, é sempre alcançável.   

Há umas semanas atrás, estava a falar com uma amiga próxima, acerca de trabalhar em casa e os desafios de trabalhar em casa. Este é, sem sombra de dúvidas, um assunto muito popular nos últimos tempos, uma vez que muita gente se encontra a trabalhar em casa, devido à pandemia global. A minha amiga também trabalha em casa, ela adora o que faz e é uma verdadeira expert no seu sector. Contudo, ela diz que gostaria de trabalhar com outras pessoas, uma vez que sente que cresceria profissionalmente com essa interacção. Embora a minha realidade seja diferente da dela, eu posso certamente entender o seu ponto de vista.  

Um emprego solitário

Trabalhar em casa pode ser um trabalho bastante solitário. Em algumas profissões existe muito pouca interacção com os colegas. Existe sempre a interacção com os clientes, mas não é a mesma coisa. A pessoa pode adorar o seu trabalho, mas após algum tempo, vai sentir-se sozinha e sentir que não está a crescer profissionalmente. Precisamos de alguma interacção, e contacto com os outros para partilhar ideias e crescer. Os tradutores têm isso. Temos eventos de socialização e desenvolvimento profissional que podemos assistir. Outras profissões podem ser diferentes.    

Como interagir com colegas

Embora cada profissão seja diferente, eu penso, que se quisermos, podemos sempre tentar entrar em contacto com colegas para partilhar ideias. Os tradutores podem encontrar eventos de desenvolvimento profissional e socialização através das suas associações. Outras profissões, podem não possuir essa rede de apoio, mas podem também encontrar alternativas. Podem procurar por fóruns dedicados ao seu sector. Fóruns são uma forma excelente de entrar em contacto com colegas. Pode começar online, mas alguns fóruns organizam reuniões onde todos os membros se podem juntar e conhecer-se uns aos outros. Estes fóruns também providenciam muita informação sobre os sectores aos quais se dedicam, por isso são também uma excelente forma de aprender.     

Cursos

As melhores formas de desenvolvimento profissional são os cursos e webinars. Estes são normalmente pagos, mas são um excelente investimento em nós e nas nossas carreiras, dai que providenciem conhecimentos para nos abrir horizontes e fazer-nos crescer profissionalmente. Pode até encontrar tutoriais e webminars gratuitos.      

Trabalhar em casa pode ser um trabalho solitário e difícil, mas eu penso que pode também ser muito gratificante. Temos de encontrar formas de nos mantermos ligados aos nossos sectores e trabalhar arduamente para o nosso crescimento profissional, pode ser difícil para alguns, mas com um bocadinho de trabalho, eu penso que é alcançável para todos.