Opinião do cliente

Opinião do cliente é essencial a qualquer empresa. É uma forma bastante eficaz de avaliar o desempenho da empresa e efectuar mudanças, caso seja necessário. Nos dias de hoje, as empresas não se podem desligar dos clientes e das necessidades destes. Podem gastar muito dinheiro em publicidade, mas se o desempenho geral não for bom e os clientes estiverem insatisfeitos, não irão ter os resultados que esperavam ou pelos quais pagaram.           

Críticas

Ao contrário do que se possa pensar, uma crítica é algo bastante positivo. Não podemos crescer se não estivermos cientes dos nossos erros ou das coisas que podemos melhorar. Claro que existem críticas construtivas e críticas destrutivas, e essas não têm nada de positivo. Infelizmente, a internet está cheia de pessoas que atacam outras sem qualquer razão, e isso não é, de todo, emitir uma opinião. Pode ser bastante nocivo, quer para indivíduos como para empresas. Uma crítica construtiva ajuda a empresa a crescer. Até mesmo se for uma queixa, que deve ser feita de uma forma construtiva, mostrando à empresa a razão para o descontentamento e dando-lhe a oportunidade de responder e corrigir esse erro. Uma queixa é tão importante como um elogio. Um elogio diz-nos o que estamos a fazer bem e eleva a nossa confiança em nós mesmos, mas uma queixa ou crítica construtiva pode alertar-nos para as nossas falhas e para a necessidade de mudarmos a forma como fazemos as coisas, e isso é aprender e crescer.      

Questionários de satisfação do cliente

Na minha opinião, os questionários de satisfação do cliente são a forma mais eficaz de obter a opinião dos nossos clientes. Alguns podem dizer-nos pessoalmente ou colocar um comentário nas nossas páginas nas redes sociais, mas a grande maioria não o faz e se não perguntarmos, nunca saberemos o que pensam de nós. Eu peço sempre aos meus clientes, que preencham um questionário de satisfação do cliente. Esta é uma excelente forma destes me avaliarem, como profissional, e avaliarem o meu trabalho; e isso é uma excelente forma de eu avaliar o meu desempenho e se existe alguma coisa que devo mudar.     

Infelizmente, nem todos os clientes responderão ao meu questionário, mas a grande maioria fá-lo-á e isso irá ajudar-me a melhorar, prestar um serviço ainda melhor e crescer, não só como profissional, mas também como pessoa.