Puxar os limites

Puxar os limites não é fácil, os seres humanos não gostam de sair da sua zona de conforto e aventurar-se pela escuridão. Gostamos de nos sentir seguros e protegidos no nosso pequeno casúlo, longe de qualquer risco ou perigo. É um mecanismo de sobrevivência que todos temos. Mas empresários não podem estar em segurança ou conforto. Se queremos sucesso temos definitivamente que puxar os limites, esticar as nossas cercas e aventurarmo-nos fora da nossa zona de conforto.    

Tomar decisões dificeis

Tomar decisões dificieis e correr riscos faz parte da descrição de um empresário. Por isso, se quer estar seguro e confortável, este não será o emprego adequado a si. Isto não significa que ser empresário é ser imprudente e estar constantemente a correr riscos desnecessários. É exactamente o oposto. Um empresário necessita de uma mente analitica. Necessita de analisar todas as cartas que tem na mesa e ver quais são os prós e contras, para que possa escolher o melhor para o seu negócio. Muitas vezes envolve correr riscos calculados e tomar decisões muito complexas, mas um verdadeiro empresário está ciente desses riscos e, mais importante ainda, dos benefícios que terá no final. Um dos exemplos disto é ter de gastar uma quantia avultada numa certificação ou patrocício. Pode parecer muito caro e impossível de ser feito, mas há que analisar o que essa certificação ou patrocínio irá trazer. Poderá trazer exposição, prestígio, reconhecimento e isso será uma forma positiva de obter mais clientes. Portanto, no final, aquele risco muito caro significa um investimento positivo no negócio. É a diferença entre crescimento e estagnação, e nenhum empresário quer que o seu negócio estagne.      

Liderança

Ser empresário significa também ser líder e com isso vêm também muitas decisões dificeis. Especialmente para aqueles que trabalham numa equipa. Necessitam de ser capazes de liderar a equipa e tomar as decisões certas para a equipa e para a empresa. Por vezes, isso significa ter de dizer a um membro da equipa que este cometeu um erro e ajudá-lo a corri-lo, ou até despedir um membro da equipa. Não é fácil, e se for uma pessoa sociável significará certamente puxar os seus limites e ir muito para além da sua zona de conforto.

Ser Inventivo

Ir para fora da nossa zona de conforto é também ser inventivo e criativo. Todo o empresário necessita disso, para levar o negócio mais longe e alcançar o sucesso que quer. Isso pode significar uma abordagem inovativa ao marketing da empresa ou um produto ou serviço novo. Poderá significar fazer algo de uma forma totalmete diferente para se salientar entre os outros e ser o melhor. Por vezes, pode significar ser um pouco louco, mas se amar aquilo que faz e acreditar na sua marca, nada pode ser assim tão louco.