Açores e seus vinhos

Açores e seus vinhos são ainda um tesouro escondido à espera ser descoberto. O arquipélago é constituído por 9 lindíssimas ilhas com muito para ver e fazer, desde montanhas, ao mar, a belíssima Lagoa das 7 cidades, que é uma das principais atracções turísticas da região, e claro está, a sua gastronomia e vinhos. O turismo é bastante predominante nos Açores. A beleza natural juntamente com a comida e os vinhos são uma atracção a não perder para quem goste de natureza e experimentar coisas novas.

A região

A produção vinícola não é muito grande neste arquipélago, apenas 3 ilhas produzem vinho e não é produzido em grandes quantidades. O clima da região não é muito adequado à produção de uvas, as ilhas situam-se no meio do Oceano Atlântico e sofrem as suas fortes influências, tais como os ventos fortes. Estes não detiveram os açorianos de produzir vinhos, na verdade, os Açores produzem vinho desde o Séc. XV. Contudo, e para proteger as vinhas do clima marítimo rigoroso, os açorianos descobriram uma solução que protege as vinhas do clima rigoroso, construindo muros de pedra, aos quais chamam de currais. Desta forma, as vinhas ficam protegidas dos ventos fortes e do sal do mar.

A região está sub-dividida em 3 sub-regiões: Graciosa, Pico e Biscoitos que se localiza na Ilha Terceira. Estas regiões possuem o seu próprio selo de Denominação de Origem e foram estabelecidas em 1994.

As uvas

A região apenas produz vinhos brancos, especialmente vinhos generosos que são produzidos na Graciosa e no Pico. Numa pequena região na Ilha Terceira chamada Biscoitos encontrará também bons vinhos brancos. As uvas produzidas na ilha são unicamente castas brancas: Arinto, Fernão Pires, Malvasia Fina, Terrantez e Verdelho.

Os vinhos

O Pico e a Graciosa são famosos pelos seus vinhos generosos. A Graciosa também produz excelentes vinhos brancos. O Pico é conhecido pelos seus vinhos generosos e estes são considerados os melhores vinhos produzidos na região. A Terceira, mais especificamente, na região de Biscoitos, produz também um vinho generoso e é ainda conhecida por produzir um vinho branco suave e seco.

Fonte: Infovini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *