Airbus preferida pela Qantas

Airbus preferida pela Qantas para a sua frota doméstica. Num comunicado de imprensa publicado em Dezembro de 2021, a  companhia aérea afirma que selecciou o A320 Neo e a família A320 como os seus aviões preferidos, para a sua frota doméstica de aviões de fuselagem estreita. Alan Joyce, o director da Qantas, afirmou que a companhia aérea denominou este projecto de renovação da frota doméstica de Projecto Winton, como tributo a Winton, a vila onde nasceu o nosso Flying Kangaroo (Cangurú Voador) há 101 anos atrás.      

Alan Joyce disse também que este é um projecto de longo-prazo. A renovação completa estender-se-á para até à próxima década.   

Encomenda é esperada para o final deste ano financeiro

Segundo o comunicado de imprensa da companhia aérea, a empresa irá efectuar as suas primeiras encomendas para 20 aviões A321XLR (extra long-range) e para 20 aviões A320 à Airbus. A decisão terá de ser aprovada pela administração e terão de haver conversações com os empregados da empresa acerca da operação com estes novos modelos de avião, antes dessa aprovação.

Está também planeada a encomenda de mais 94 aviões, a serem entregues durante os próximos 10 anos e até mesmo para além destes, para substituir os actuais Boeing 737-800 e 717, os quais serão gradualmente retirados de circulação. Este foi um contrato de “right options” com a Airbus, o que significa que a Qantas obterá um preço fixo nestes aviões e obterá acesso preferencial às slots de entrega, com mais flexibilidade para entregas à ordem.

A encomenda incluirá também o contrato com a Jetstar para mais de 100 aviões da A320 New family. O comunicado de imprensa afirma que o total da encomenda será de 299 aviões a serem entregues nos próximos 10 anos à Qantas, Jetstar e QantasLink, esta será a maior encomenda de aviões feita na história da aviação australiana e será sem dúvida um marco para o Grupo Qantas.

Uma restruturação da empresa

Os novos aviões permitirão uma enorme mistura de aviões que a ajudará a alcançar melhores escolhas em termos de rede e economia de rotas. A empresa está também a restruturar as suas equipas de engenharia, operações de voo, serviço ao cliente, rede, aquisição de frota e finanças. Um excelente futuro espera do nosso Flying Kangaroo.