Andar por Lisboa

Andar or Lisboa não é complicado. Claro que tudo depende de com quem fala e da informação que obtém. Por exemplo, se estiver a falar com um lisboeta, irá falar-lhe de congestionamentos e autocarros, metro e comboios a abarrotar. Mas infelizmente isso acontece em qualquer país, chama-se hora de ponta.      

Lisboa é chamada a cidade das 7 colinas e a qualquer lado que vá, terá sempre de subir ou descer. Pode ser dificil se quiser andar a pé, mas não é impossível. Eu já o fiz muitas vezes. Mas eles possuem uma rede de transportes públicos relativamente boa, por isso há sempre uma opção para si.  

Aurocarro/Eléctrico

A maior parte da cidade é coberta por uma extensa rede de autocarros operada pela Carris. Existem outras empresas privadas a operar nas áreas suburbanas. Tal como em qualquer parte do mundo, este é o transporte menos eficaz, uma vez que está dependente do trânsito. Ao longo dos anos têm sido adicionados corresdores BUS, mas numa cidade tão antiga como Lisboa onde existem ruas estreitas por todo o lado, é por vezes dificil implementar este tipo de solução. Mas existe no centro da cidade, onde as ruas são mais largas.  

A Carris opera também os iconicos eléctricos que atravessam a cidade de um lado ao outro e alguns elevadores.  

Metro

Eu vivi em Lisboa por 30 anos e devo dizer que este é o meu transporte favorito. Rápido, confiável e eficaz. Infelizmente, após ter saido de Portugal, muitos amigos se queixam que o serviço piorou muito, nos últimos anos. Alguns esperam mais de 15 minutos pelo Metro, eu nunca esperei mais de 5 minutos num dia de semama. Mas mesmo assim ainda é o melhor. Operado pelo Metropolitano de Lisboa.  Começou por ter apenas 2 linhas e hoje cobre quase toda a cidade. Agora até liga ao Aeroporto, por isso é uma excelente opção para o levar do aeroporto ao centro da cidade em poucos minutos.

Comboio

Ao contrário de cidades como Sidney, Lisboa não possui uma rede de comboios no centro da cidade. Esta é coberta pelo Metro. Mas quer o Metro como autocarros fazem a ligação às estações de comboios suburbanos principais, por isso se vier das zonas suburbanas, tem sempre uma opção. São operados por duas empresas principais a CP e a Fertagus que opera os comboios para a margen sul da cidade.

Barcos

Caso queira atravessar o rio e visitar os subúrbios a sul, pode também apanhar o barco. A Transtejo Soflusa operam os serviços entre Lisboa e Barreiro, Cacilhas, Seixal e Montijo. É uma forma agradável de explorar Lisboa num dia de sol.

Bilhetes

Existem várias opções. Mas se a sua estadia se prolonga por mais do que um ou dois dias e se deseja mesmo explorar a cidade, o Cartão Navegante Metropolitano é o melhor. Custa 40€ ($61,47) por mês e permite-lhe ir de um lado ao outro da cidade, utilizando todos os transportes disponíveis. Existe também o  Navegante Metropolitano Família, por €80 ($123) que cobre 2 adultos e as crianças, independentemente do número do agregado familiar. Ambos são válidos para todas as empresas de transporte público. Toda a informação encontra-se disponível no Cartão Viva. Existem outras opções disponíveis para viagens curtas ou passes diários.  

Portanto, não se deixe intimidar pelas colinas ou pagar uma fortuna em táxis. Venha daí e visite Lisboa!

Foto: Cila Neves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *