Conheça os vinhos da Bairrada

Conheça os vinhos da Bairrada! Esta maravilhosa região vinícola, mais famosa pelos seus espumantes, mas encontrará também magníficos vinhos brancos e tintos, que irá adorar. Geograficamente, fica localizada na região da Beira Litoral e é bastante popular, quer pelos seus vinhos como pela sua gastronomia. Nesta região, a produção vinícola é de pequenas dimensões, a maioria dos produtores são quintas de pequenas dimensões que normalmente formam cooperativas. Alguns desses pequenos produtores podem também vender os seus vinhos directamente, no que chamam de “vinho de quinta”. Recentemente, estes vinhos de botique adquiriram uma importância e popularidade significativas na região. A pequena quantidade não significa baixa qualidade, na realidade, é exactamente o oposto. Os vinhos desta região são requintados e muito populares no país e no estrangeiro. 

A região

Localizada muito próximo da costa, entre as cidades de Águeda e Coimbra. Esta proximidade à zona costeira significa quue possui uma forte influência do Atlântico e possui um clima Mediterrânico, com temperaturas amenas e elevados valores de precipitação no Inverno, e Verões amenos devido à influencia Mediterrânica. Os solos são argilo-calcários e arenosos, perfeitos para os vinhos da Bairrada.

As Uvas

Esta região possui as suas castas nativas, mas poderá também encontrar castas internacionais tais Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Pinot Noir e Chardonnay. As castas brancas produzidas nesta região são Arinto, Bical, Cercial, Fernão Pires, que nesta região é dnominada Maria Gomes e a qual é também a casta branca mais plantada na região, e Rabo de Ovelha.  Nas castas tintas encontrará a Baga, que é a casta tinta predominante na região, Alfroncheiro, Jaen, Rufete e Touriga Nacional.

Os vinhos

A Bairrada é conhecida pelo seu espumante que acompanha a cozinha local. Os vinhos tintos produzidos com Baga apresentam geralmente uma acidez elevada e uma cor vibrante e são equilibrados. Os vinhos brancos são geralmente delicados e aromáticos.  Por isso, marque já a sua viagem e conheça os vinhos da Bairrada!

fonte: Infovini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *