Rex reforça competição com a Qantas

Rex reforça competição com a Qantas. Já há algum tempo que ambas as companhias aéreas se encontram em forte competição. A Rex tem vindo a expandir criando rotas entre as cidades principais, normalmente servidas pela Qantas. Isto teve início logo após a pandemia e continua até hoje . Em resposta, a Qantas começou a voar ppara cidades mais pequenas, que normalmente faziam parte do domínio da Rex. A Australian Aviation diz que a competição chegou agora ao mercado FIFO (migratório).

Mercado FIFO

O mercado “fly-in-fly-out” (em que os empregados necessitam de viajar de avião para o seu local de trabalho) normalmente denominado por FIFO, é caracterizado por serviços direccionados a determinados sectores, tais como o sector mineiro, onde os empregados têm de voar para o seu local de trabalho e depois voar de volta para a sua residência. Embora as grandes companhias aéreas, como a Qantas, mais concretamente através da Qantas Link, possam fazer parte destes voos, existem companhias aéreas mais pequenas dedicadas ao mercado FIFO. Companhias aéreas como a Cobham e a Alliance.

Competição reforça

No início do ano, a Qantas adquiriu a Alliance, uma companhia charter e operadora FIFO em Queensland. Meses mais tarde, a Rex adquiriu outra operadora FIFO, a Cobham, expandindo os seus serviços para Queensland e Território do Norte. De acordo com a Australian Aviation, a Red pagou $48 milhões (23.3 milhões de euros) por esta aquisição. A companhia aérea adquiriu também a National Jet Express, que opera na Austrália Ocidental e Sul da Australia, e serviços de transporte de mercadorias de Sidney para Adelaide, e todas as outras cidades do Este.  

A competição forte beneficia o consumidor

Esta competição forte entre as duas companhias aéreas pode ser muito benéfica para os consumidores. Aqueles que trabalham no sector FIFO sabem bem que estes voos não são baratos, portanto se houver competição e se estes tiverem mais escolha, significa que conseguem um melhor preço. Daí que seja algo bastasnte positivo para este mercado em particular.

De facto, o mercado doméstico está em crescimento. A Virgin Australia está de volta, após um periodo bastante complicado, a Rex está a espandir-se e agora temos outra compania aérea low-cost chamada Bonza. Portanto, parece que a competição chegou para ficar.  

Deixe uma resposta