Tap encerra manutenção no Brasil

TAP encerra manutenção no Brasil. Segundo um comunicado de imprensa  publicado pela transportadora aérea portuguesa em Janeiro, a empresa está a planear o encerramento do centro de manutenção e engenharia de Porto Alergre, no Brasil. 

O encerramento faz parte de um plano de restruturação aprovado pela UE

O encerramento do centro brasileiro faz parte de um plano de restruturação aprovado ela União Europeia, em Dezembro de 2021. Um artigo publicado pelo jornal português Expresso afirma também que a TAP terá considerado a venda do centro em questão, mas decidiu agora encerrar. Uma medida que poderá ser bastante dispendiosa para a companhia aérea.   

O plano é para encerrar o centro gradualmente e não foi anunciada uma data concreta para o encerramento. De acordo o comunicado de imprensa da companhia aérea, TAP ME   (TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A.) irá concluir os contratos de manutenção actuais, mas não poderá aceitar novos contratos. O centro encerrará, assim que os contratos actuais estejam concluidos.     

Actualmente, a TAP ME emprega 500 pessoas e segundo o Expresso, a empresa está em discussões com os seus empregados relatvamente a este encerramento.  

O encerramento não afectará as operações de trasnporte aéreo da TAP  

A TAP salienta também que esta medida não afectará as suas actuais operações de transporte aéreo no Brasil. Segundo a companhia aérea, este é o seu mercado internacional principal, representando entre 25 e 30% da receita da empresa. O comunicado de imprensa afirma também que este é um mercado em expansão, neste momento serve 11 capitais no país e espera-se um aumento do número de voos semanais.     

TAP M&E em Lisboa

A TAP possui um centro de Manutenção e Engenharia nacional, o TAP M&E, localizado na capital,  Lisboa. O centro oferece uma vasta gama de serviços de manutenção e engenharia tais como, manutenção de aviões,  reparação e revisão de motores, reparação e revisão de componentes, gestão contínua da capacidade de voar em segurança, laboratórios técnicos e formação. O centro encontra-se no Aeroporto de Lisboa e possuí uma área total de 71.200m2.