Vinhos de Trás-os-Montes

Vinhos de Trás-os-Montes são cozidos pelos sol de Verão. Trás-os-Montes significa literalmente “atrás das montanhas”, é uma região situada na ponta nordeste de Portugal. O seu nome pode dever-se ao facto de que se situa atrás de dois complexos montanhosos principais, o Marão e o Alvão. A região é também uma mistura de montanhas e planaltos, rios e vegetação. Uma paisagem maravilhosa, que nos proporciona excelente produtos e magníficos vinhos.        

A Região

O solo é maioritáriamente granítico e o clima é bastante dispar ao longo do ano. Os Verões são extremamente quentes e secos, seguidos por Invernos extremamente frios e duros. É uma terra de extremos.

A região está sub-dividida em 3 sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês. Cada uma dela com as suas características prórias. Por exemplo, Chaves possui ravinas e vales, enquanto Valpaços é bastante rico em recursos hidrográficos. Planalto Mirandês é um planalto que está irrigado pelo Rio Douro, e isto influecia os seus vinhos.

As uvas

Trás-s-Montes produz maravilhosas castas brancas e tintas. Na categoria das castas brancas temos Fernão Pires, Malvásia Fina, Rabo de Ovelha, Síria, Verdelho e Viosinho. Nas castas tintas temos Aragonez, Touriga Franca, Touriga Nacional, que é das castas nativas portuguesas mais famosas e que pode ser encontrada em várias regiões, e a Trincadeira.    

Os vinhos

Como resultado desta paisagem e clima tão diversos, os vinhos desta região são também diversos e dependendo da sub-região de onde são provenientes, estes suferão a influência dessa sub-região e isso irá traduzir-se em sabor. De uma forma geral, os vinhos produzidos em Trás-os-Montes são frutados e ligeiramente adstringentes. Os brancos por sua vez, são suaves e normalmente apresentam um agradável aroma floral.

Quer tinto, como brancos são um excelente complemento à riquíssima gastronomia local. Juntos proporcionar-lhe-ão uma experiência completa desta região fantástica.

Fonte: Infovini

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *