Cuidar do ambiente

Cuidar do ambiente é muito importante nos dias de hoje. É um facto, que actualmente temos um impacto negativo no nosso Planeta e se não mudarmos as coisas, podemos perdê-lo de vez. Os tradutores não estão isentos desta regra, e devemos todos ter em conta a forma como conduzimos a nossa rotina diária e ver se existem pequenas coisas que podemos mudar, para sermos amigos do ambiente.

O facto de que dependemos de um computador para fazer o nosso trabalho é um aspecto negativo do nosso trabalho, estamos dependentes da energia eléctrica, uma das principais causas de emissão de gases de efeito de estufa. Contudo, existem pequenos passos que podemos dar para reduzir o nosso lixo e cuidar do ambiente.

Redução de resíduos

Reduzir o nosso lixo é uma das formas principais de cuidar do ambiente. A enorme quantidade de resíduos que produzimos está a causar muitos problemas, desde os terríveis recipientes de plástico que acabam no mar, ao uso excessivo de papel que leva a mais árvores serem mortas. Todos temos uma responsabilidade para com o nosso Planeta, portanto devemos todos tê-lo em consideração.  

Uma das formas que penso que os tradutores podem ser amigos do ambiente é reduzir a utilização de papel. Penso que a maior parte de nós o faz. Reduzir o número de documentos que imprimimos é uma excelente forma de cuidar do ambiente. Eu apenas imprimo um documento se for mesmo necessário, as minhas facturas são produzidas e enviadas electrónicamente. Portanto, apenas utilizo papel para o que é mesmo necessário.  

O nosso café. É o nosso combustível, companheiro e o nosso pecado. Tenho a certeza que a maioria dos meus colegas concordará com esta minha afirmação. Se for freelancer e trabalhar em casa, provavelmente vai até à cozinha e faz o seu próprio café. Mas algumas pessoas preferem ir ao café da esquina. É um excelente exercício físico e também permite alguma socialização. Embora aqueles copos de plásticos não sejam muito bons. Para evitar este lixo, podemos levar a nossa própria caneca, ou fazer o nosso próprio café. Alguns cafés australianos abraçaram a cultura da “caneca própria”. Outros utilizam materiais biodegradáveis, e assim, mesmo se não levarmos a nossa caneca, ainda estamos a ser amigos do ambiente.

Fomentar a mudança

Alterar os nossos hábitos é muito importante, mas encorajar os outros a alterar os deles é uma excelente forma que cuidar do ambiente. Os seres humanos aprendem seguindo exemplos, temos sempre a tendência de seguir os outros, por isso, uma boa forma de fazer mudanças é fomentar essas mudanças.  

Uma pequena frase no rodapé do seu email, encorajando clientes a cuidar do ambiente e não imprimir a sua mensagem é uma excelente forma de ajudar à mudança. Isto já acontece há muito tempo, mas precisamos de continuar a tendência, para que cada vez menos árvores sejam mortas e cada vez menos papel seja posto no lixo.

Não vamos mudar o Planeta sozinhos, mas se todos fizermos um bocadinho e encorajarmos outros a seguir-nos, pouco a pouco faremos a diferença.