2020! Passa, próximo!

2020! Passa, próximo!  Teria sido bom, se no dia 1 de Janeiro de 2020 pudéssemos ter feito isto, não é? Este foi um ano que não vamos querer relembrar, e que mais preferíamos esquecer. Em poucas palavras, este ano aconteceu de tudo.

A Austrália começou com uma mistura de fogos catastróficos seguidos por tempestades e cheias

Na Austrália, não podemos dizer que foi apenas 2020, pois 2019 também foi um ano catastrófico para nós. Desde Setembro de 2019 até ao fim de Janeiro de 2020 o nosso país sofreu os piores fogos florestais de que há registo. Milhares de animais e 33 pessoas morreram, e milhares de casas ficaram destruídas. Após mais de 4 meses a arder, os fogos foram finalmente extintos por uma Depressão da Costa-Este que trouxe também a sua quota de destruição. A boa notícia foi que apagou os fogos e quebrou a seca em algumas partes do país. A chuva foi muito bem vinda.

Em Fevereiro a China encontrou um novo vírus num mercado, que virou o mundo do avesso

Em Fevereiro, as autoridades chinesas reportaram um vírus altamente contagioso que foi detectado na Província de Wuhan. Em breve descobriu-se que se tratava de coronavírus. Espalhou-se como fogo e tornou-se numa pandemia, matando milhões por todo o mundo. Num espaço de dias, o mundo como o conhecíamos deixou de existir. Começámos a trabalhar a partir de casa, não podíamos visitar família ou amigos, tínhamos que usar máscaras e não nos podíamos aproximar de outras pessoas. Para a economia significou a devastação. Empresas tiveram de fechar e milhões de pessoas por todo o mundo perderam o seu emprego.     

Esta foi a manchete do ano, veio rápido, afectou o mundo inteiro e está a deixar um rasto de morte e miséria. É possível que estejamos agora a ver a luz ao fundo deste túnel escuro, uma vez que alguns países já estão a usar a vacina e espera-se que esteja disponível para todos, no próximo ano.

Maio trouxe brutalidade policial e instabilidade política aos EUA

Nos EUA, a instabilidade política que o país tem há quatro anos associada a um horrível acto de brutalidade policial, viu o início de uma revolta mundial contra o racismo. A 25 de Maio, George Floyd foi morto pela polícia, por alegadamente ter comprado um maço de cigarros com uma nota falsa. A sua morte, que foi captada por uma câmara, chocou o mundo e despoletou uma revolta contra o racismo e injustiça por todo o mundo. Foi chamado de “back lives matter”.

Em Agosto, uma enorme explosão em Beirute mata centenas de pessoas

A 4 de Agosto, um armazém no porto de Beirute, no Líbano, explodiu. Mais de 2 toneladas de Nitrato de Amónio estavam armazenadas no armazém. Um incêndio na área vizinha despoletou uma gigantesca explosão, que deixou um rasto de destruição pela capital libanesa e matou mais de 200 pessoas.      

Em Novembro, tivemos as eleições mais bizarras da história

4 anos de instabilidade e absurdidade culminaram nas eleições mais bizarras nos EUA. Após meses de uma campanha bizarra, estava na altura dos americanos escolherem o seu próximo presidente. Parece algo bastante normal certo? Não quando o actual presidente é Donald Trump. Ele nunca iria sair calmamente, nem fazer o que era esperado. Por isso, fez o que sabe fazer melhor, tweets, acusações, e tudo mais.

Foi confirmado o vencedor, mas ele ainda insiste que é o vencedor.

Ainda não acabou …

O ano ainda não acabou, e espero que não hajam mais desastres a reportar. 2020 fica na história, como um ano bizarro. Tivemos um pouco de tudo.

Agora, está na altura de fazer um balanço de tudo isto e aprender algumas lições. Talvez o ano bizarro tenha tido uma finalidade, talvez a sua finalidade tenha sido abrandar o nosso ritmo e fazer-nos ver o que é mais importante na vida. Talvez esteja só a ser optimista …