Usar a tecnologia para nosso benefício

Usar a tecnologia para nosso benefício é fundamental em qualquer profissão, até mesmo na nossa vida pessoal. Embora vivamos num mundo obcecado pela tecnologia e isso pode ser um problema, a realidade é que, quando utilizada adequadamente, pode fazer a diferença na nossa vida, mas caso não seja pode ser nociva. Temos que medir os prós e contras e fazer o melhor dela.     

Problema ambiental

Todos querem ter a última geringonça no mercado. Mas será que precisam mesmo dela? Depende do uso que lhe dão. Em alguns casos, é estritamente necessário, noutros é um verdadeiro desperdício de dinheiro. Eu diria que um designer gráfico necessita de um computador muito bom, com uma excelente placa gráfica e outros acessórios, pois este é uma ferramenta de trabalho. Pessoas que necessitem de estar contactáveis, podem querer ter um telemóvel bom, para que possam ter todas as suas contas de email e outras ferramentas disponíveis. Todavia, alguém que apenas utilize o telemóvel para chamadas e outras funções básicas, não necessita do último modelo. Também não necessitamos de actualizar os aparelhos todos os anos. Mesmo quando precisamos de um aparelho muito bom, na maior parte das vezes, não necessitamos de o actualizar todos os 6 meses ou 1 ano.   

Temos de ter em conta o ambiente e muitos destes aparelhos irão acabar num aterro, o que é um problema muito sério para o ambiente. Mas então será que devemos manter os aparelhos para sempre e nunca comprar novos? Em primeiro lugar, eles actualmente não duram muito tempo, por isso, nunca seria possível fazê-lo. Mas podemos certamente ter em atenção se precisamos mesmo de substituir antes de irmos direitinhos à loja.   

Lado positivo

Sejamos realistas, nós precisamos da tecnologia. É uma ferramenta muito ponderosa e útil à nossa disposição. Pode ajudar-nos no trabalho, em casa, em todo o lado. Como tradutora, não poderia viver sem o meu computador portátil. Permite-me receber trabalho dos meus clientes em poucos minutos, permite-me participar em webinars e falar com pessoas no outro lado do mundo, comunicar com os meus clientes em tempo real. Sem tecnologia ainda conseguiria fazer o meu trabalho, mas seria muito mais difícil e menos eficiente.    

Penso que o segredo é usar a tecnologia para nosso benefício. Usá-la para tudo o que nos traz de bom, mas estarmos cientes do mal que também pode causar, para que possamos fazer escolhas equilibradas e viver uma vida melhor.