Gerir o meu tempo

Gerir o meu tempo adequadamente é essencial à minha carreira profissional, mas também me permite estabelecer um equilíbrio entre o trabalho e o lazer. Ser organizada significa que tenho um plano em funcionamento, para que possa gerir bem o meu tempo, e isso permite-me ter mais tempo para mim e para a minha família. Eu considero isto ser uma boa líder e empresária. 

Gerir um negócio

Como empresária, não tenho muito tempo livre. Eficiência é crucial neste negócio e eu não posso perder o meu tempo, nem o seu, com coisas desnecessárias. Como cliente, quer que as coisas sejam feitas profissionalmente e atempadamente. Eu entendo isso, porque também sou empresária, eu posso satisfazer as suas necessidades, porque também são as minhas.

Eu tenho um diário e um calendário onde registo todas as minhas actividades comerciais e planeio o meu tempo de acordo com estas. Na minha opinião, não é possível gerir um negócio se não se for organizado. Quer trabalhando sozinho ou em equipa, ser organizado é essencial para fazer o negócio crescer e prosperar. Ter tudo planeado ao minuto tem-me ajudado a gerir o meu negócio e a ajudar os meus clientes.

Mesmo a trabalhar sozinha, eu ainda guardo registos de todos os passos que tomo para o negócio e planeio tudo. Trabalho sozinha, mas continuo a ser empresária e continuo a gerir um negócio, por isso, não há nada de diferente para mim. Quando trabalhava em equipa, ser organizada e ter um plano sempre foi sempre o nosso modelo de negócio.

Eu acredito em reuniões de equipa. Estas são óptimas para ver em que posição se encontra a equipa, identificar possíveis problemas para abordar e, claro está, estabelecer um plano para remediar esses problemas. É também uma excelente oportunidade de falar com os membros da equipa e partilhar ideias. Não é possível crescer se não estivermos abertos a partilhar ideias e a aprender com os outros.

Guardar registos de todas as discussões, ajuda a manter-me a par de todas as ideias sugeridas, bem como dos planos estabelecidos para pôr essas ideias em funcionamento. Esta tem sido a minha filosofia por mais de 10 anos. Tenho sido criticada por ser muito estrita, mas respondo sempre que se não fosse estrita, não seria empresária. É preciso ser estrito e organizado para se poder gerir um negócio. Há que saber tudo acerca do negócio e, mais importante ainda, ter uma excelente comunicação com a equipa de trabalho, para que poder identificar possíveis problemas, o mais rapidamente possível, e resolvê-los antes que se tornem um grande problema para nós e para a empresa.

Ajudar os clientes

Tal como eu, é também um empresario e não tem tempo para perder. Se quer um serviço, quer saber quem está disposto a prestá-lo, quando estará pronto e quanto lhe custará. Tem os seus planos e a sua empresa não pode esperar 2 dias para obter uma resposta. Eu entendo isso, e quando recebo um email respondo prontamente, mesmo que esteja fora do escritório, tomo conhecimento do email e informo a pessoa de que não estou disponível. 

O segredo é uma excelente comunicação. Eu sou directa, transparente e eu faço todas as perguntas que necessito, para que tenha conhecimento do que necessita, faço o trabalho e giro o meu tempo. Desta forma não perco o seu tempo nem o meu com emails desnecessários que não nos levam a lado nenhum. Tempo é dinheiro, e eu sei o valor do seu tempo, porque sei o valor do meu.